Softwares e Apps

Nesta página indicamos alguns aplicativos e softwares úteis para todos os estudantes. Todos são gratuitos ou livres, ou seja, você pode baixar e instalar à vontade! E estamos disponibilizando os links dos distribuidores, então não há risco de baixar e instalar.


Softwares



  Licenças da USP para softwares pagos
Todo aluno USP tem direito a licenças de softwares pagos. 

Se você necessita do pacote Office em seu PC, ou outros softwares da Microsoft, veja AQUI a lista dos softwares.

E se você precisar de outros softwares científicos? Clique AQUI e veja o que a USP lhe oferece. 

Precisa de mais informações sobre como proceder para obter as licenças junto à USP? Clique AQUI e AQUI.


LibreOffice
Está sem o pacote Office no seu PC? Os seus problemas acabaram! Use o LibreOffice, um software livre que possui as mesmas funções que o Microsoft Office. 



Gimp e Krita
Você precisará editar imagens em sua dissertação ou tese? Não tem grana para comprar o Photoshop? Conheça o Gimp e o Krita, duas opções de softwares livres para o trabalho com edições de imagens com uma qualidade incrível!




Mendeley e Zotero
E que tal se um software organizasse as referências bibliográficas e as citações para você? Isso é possível com o Mendeley e o Zotero. Com eles você pode abrir um artigo em pdf e eles "arrancam" deste pdf as referências e fazem a citação no trabalho para você!! E se você preferir um recurso on-line, tente o EndNoteWeb.


DOWNLOAD MENDELEY

DOWNLOAD ZOTERO



LINK END NOTE WEB

Audacity
Em sua pesquisa você gravará entrevistas? Então necessitará de uma boa edição de áudio! Com o Audacity você pode editar, converter e aprimorar áudios obtidos de diferentes dispositivos e em diferentes formatos.



DOWNLOAD AUDACITY


Softwares anti-plágio

 
Softwares anti-plágio são ferramentas que permitem identificar suspeita de plágio em documentos. Aconselhamos fortemente uma análise minuciosa dos textos produzidos.


Selecionamos as 2 opções gratuitas sugeridas pelo Portal da Escrita Científica da USP de São Carlos.
 


CopySpider



Custo: Gratuito
Recursos Adicionais: Não





Aplicativos para celulares


CamScanner
Imagine-se em uma biblioteca com um livro super raro, que contém uma informação essencial para o seu trabalho. O livro não pode ser emprestado e nem pode sair da biblioteca para tirar uma cópia. Ou então, imagine que você precisa de um capítulo de um livro pesadão e grandão, bem difícil de ficar carregando por aí... O que fazer nessas situações? Transforme o seu celular em um scanner de mão com o CamScanner!


SITE CAMSCANNER



Existe algum aplicativo ou software que você conhece e que não colocamos aqui? Escreva para a gente!